loader image

Técnicas de corte de cabelo: Aprenda as melhores para iniciantes, com máquina e tesoura!

A aparência é um aspecto muito importante, tanto para os homens quanto para as mulheres. E o cabelo pode ser um dos fatores mais importantes para a nossa auto estima.

Por conta disso, as técnicas de corte de cabelo são tão importantes para os profissionais que atuam nesta área.

Nós falaremos a seguir sobre as principais técnicas de corte de cabelo masculino, para que você fique por dentro e saiba como realizar um corte perfeito.

Conheça as melhores técnicas de corte de cabelo para iniciantes

Foto/Reprodução: PixaBay
Foto/Reprodução: PixaBay

No começo pode ser difícil encontrar as melhores técnicas, mas lembre-se de começar pelas mais básicas. Inicialmente é preciso ter paciência para em seguida passar para as técnicas mais avançadas de corte.

Antes de qualquer coisa, é preciso realizar um diagnóstico do cabelo do cliente, para isso é preciso que o profissional analise alguns elementos fundamentais.

Espessura dos fios

Uma das primeiras coisas que o cabeleireiro pode observar é a espessura dos fios, para determinar os cortes que são possíveis de serem realizados no cabelo do cliente.

A espessura pode ser fina, média ou grossa. Analise os fios para determinar a qual categoria pertence o cabelo de determinado cliente.

Após o diagnóstico é possível encontrar um corte de cabelo mais adequado para a estrutura dos fios de cada cliente.

Porosidade

Os cabelos que possuem porosidade geralmente acabam sofrendo mais com os efeitos do frizz, por conta das suas cutículas abertas.

Essa característica exige que os cabeleireiros avaliem melhor as possibilidades de corte para o cabelo, escolhendo um corte de cabelo que amenize este efeito.

A porosidade é um problema que afeta muitas pessoas, mas é fácil encontrar a solução e na maioria das vezes alguns cuidados específicos podem melhorar muito a condição do cabelo.

Formato dos fios

Uma outra coisa muito importante que o profissional precisa observar para determinar os cortes de cabelo para cada cliente é o formato dos fios.

O formato dos fios é uma das coisas que mais irá influenciar no resultado final do corte de cabelo, e pode ser determinante para um resultado perfeito ou desastroso.

Técnicas de corte de cabelo masculino com máquina

A maioria dos cortes de cabelo masculino são realizados com o uso da máquina, ela é responsável pelo corte que deixa os fios mais curtos.

A máquina vem acompanhada de algumas pentes, que irão determinar o comprimento que o cabelo terá no fim do processo.

Por exemplo, os pentes de numeração 7 e 8 são indicados para aqueles clientes que desejam manter os cabelos mais longos.

Já os pentes de numeração 1 e 2 são indicados para regiões onde o cliente deseja deixar o cabelo curto, na maioria das vezes estes pentes são utilizados nas laterais, em cortes degradê, por exemplo.

O uso deste instrumento não é difícil, mas é preciso prática para desenvolver melhor as habilidades. Mas, você encontra facilmente cursos profissionalizantes focados nos cortes de cabelo que utilizam as máquinas.

Técnicas de corte de cabelo masculino com tesoura

Muitas pessoas preferem não realizar o corte dos cabelos com máquina e utilizam a tesoura, o instrumento mais clássico nesta área.

Mas é preciso que o profissional saiba quando e como utilizar a tesoura para realizar o corte de cabelo de forma assertiva.

A tesoura é indicada para casos em que o cliente queira deixar os fios mais longos ou ainda para aparar as pontas, por exemplo.

Muitos homens optam por deixar os cabelos mais longos ou ainda realizar um corte que mantenha a parte de cima do cabelo mais longa do que as laterais. Para que isso seja possível é preciso utilizar a máquina nas laterais e a tesoura na parte superior do cabelo.

Para utilizar a tesoura da forma correta, a primeira coisa que o profissional precisa é saber como segurá-la, escolhendo os dedos corretos que irão garantir a assertividade dos movimentos.

Além disso, é preciso escolher uma tesoura adequada, com um bom fio. A maneira correta de usar a tesoura de corte de cabelo é colocando o dedo polegar no elo inferior e o dedo anelar no elo superior.

O uso da tesoura pode parecer um pouco complicado no começo, mas existem diversos cursos, até mesmo online, que garantem aos alunos o ensino das técnicas de cortes de cabelos masculinos com a tesoura.

Agora que você já conhece algumas técnicas de corte de cabelo masculino, vai gostar de conhecer de maneira mais aprofundada e para isso é uma ótima opção que você faça um curso sobre o assunto.
Para a sua sorte, nós fizemos um texto que fala sobre o curso de Cortes de Cabelo Masculino da Learn Cafe, clique aqui e leia o texto!

Últimos Artigos