loader image

Descubra qual é o melhor tipo de barba para o formato do seu rosto!

Assim como suas vestimentas e acessórios, o formato da barba de um homem tem o poder de dizer muito sobre ele e sobre sua personalidade.
Uma barba bem feita consegue mudar totalmente o rosto de uma pessoa, valorizando os traços que a pessoa mais gosta e disfarçando possíveis imperfeições.
Uma frase que muitas pessoas falam, e que provavelmente você deverá concordar, é que a barba é a maquiagem do homem. Uma barba bonita e bem feita pode tornar um homem muito mais atraente.
Mas assim como na hora de fazer uma maquiagem, onde se utilizam truques para destacar e diminuir algumas partes do rosto, a barba pode fazer exatamente a mesma coisa, se bem feita.
Nesse texto ajudaremos você a encontrar qual o melhor tipo de barba para o seu formato de rosto, além de dar dicas sobre o que você pode fazer para adaptar a sua barba para este novo formato, que irá valorizar ainda mais o seu rosto.

Conheça os formatos de rostos e o melhor tipo de barba para cada um deles!

Formato oval

dicaprio-7228608
Foto/Reprodução: Exame

O rosto oval é considerado um formato de rosto coringa, pois ele fica bem com diversos tipos de barba, assim como diversos cortes de cabelo. Este formato de rosto se mostra extremamente versátil, e permite que a pessoa use e abuse das variações de desenhos da sua barba.
Tendo esse formato de rosto, cabe a você decidir o que deseja que o formato da sua barba destaque no seu rosto. Se você quer alongar o seu rosto, por exemplo, pode usar uma barba mais volumosa e até mesmo apostar em deixar um pouco de pelo no seu pescoço.
Entretanto, se você não possui muito volume de pelos na sua barba, é mais recomendado que você opte por fazer um cavanhaque, deixando os pelos da sua barba bem curtinhos. Essa também pode ser uma boa dica para quem tem lábios muito finos e deseja disfarçar.

Formato quadrado

rosto-quadrado-1755002
Foto/Reprodução: Barba Brava

Se esse é o seu tipo de rosto, a dica mais importante é evitar as linhas retas, pois isso evidencia e deixará o seu rosto com aspecto mais pontudo.
O melhor neste caso é evidenciar e chamar atenção para a parte central do seu rosto, utilizando bigode, barba com aspecto por fazer ou até mesmo cavanhaque, mas sem delimitar o formato com linhas retas.
Se você apostar em desenhos e formatos de barba que chamam a atenção para as laterais do seu rosto, estará evidenciando ainda mais o formato quadrado, e a menos que essa seja a sua ideia, focar no centro é a opção ideal.

Formato triangular

tipos-de-barba-15-630x420-8380948
Foto/Reprodução: Barbearia Estilo Único

Para este formato de rosto, que é mais comprido, a dica é usar e abusar da barba e de preferência optar por deixá-la mais cheia nas laterais do seu rosto, assim irá disfarçar as linhas bem definidas.

Se você preferir, também pode optar por utilizar toda a sua barba bem cheia, que também servirá para disfarçar e gerar uma sensação maior de equilíbrio.
Entretanto, se você não quer disfarçar o formato triangular do seu rosto, mas ao contrário, quer destacá-lo, siga a dica oposta, aposte no volume no centro do seu rosto e não nas laterais.

Formato redondo

wvbr3wy-9800633
Foto/Reprodução: Bear Skin Oil

No caso de rosto redondo, se você deseja disfarçar o formato, é indicado que esteja sempre com a barba aparada, mantendo os pelos baixos, assim diminui a sensação de volume, e torna seu rosto mais fino.

Além disso, nesse caso você pode abusar das linhas retas, pois elas ajudarão a delimitar um formato mais harmônico para o seu rosto. E você também pode apostar em deixar seus pêlos mais compridos na parte inferior do seu rosto, deixando eles mais ralos nas laterais, pois isso deverá trazer a ilusão de um rosto mais alongado.

Formato retangular e diamante

4aded2545c983923e75b1828f0d04e80-5736862
Foto/Reprodução: Pinterest

Por fim, se o seu rosto possui um formato mais retangular e você deseja disfarçar esse formato, aposte em truques que o deixarão com um formato mais oval, apostando em mais volume na parte inferior e nas laterais, buscando deixar o comprimento mais delimitado e reto.
No caso de o seu rosto possuir um formato mais para o diamante, onde o seu comprimento é ainda um pouco maior do que o retangular, você também pode seguir as mesmas dicas, pois elas funcionam bem para ambos formatos.

Sempre teve vontade de ser barbeiro, mas nunca conseguiu realizar esse sonho porque não tinha dinheiro para arcar com os custos de um curso? Então, saiba que nós conhecemos dois cursos que podem te ajudar e muito a realizar esse sonho.

Para conhecer o Curso de Barbeiro Técnicas Profissionais, clique aqui;
Para conhecer o Curso de Barbeiro Profissional Gratuito, clique aqui.

Últimos Artigos