loader image

Universidades brasileiras disponibilizam cursos online e gratuitos para estudar em casa

Infelizmente, diversas pessoas se viram sem ter o que fazer durante a pandemia e, por isso, optaram por desenvolver os seus conhecimentos nas mais diversas áreas, obtendo também uma forma de melhorar o seu currículo.
 
universidades2bbrasileiras-7427263
Imagem: Reprodução/Internet
Este é o momento perfeito para aproveitar os mais diversos cursos gratuitos disponibilizados pelas universidades brasileiras e, mesmo este não sendo o melhor momento para ser produtivo, assistir algumas aulas pode fazer o tempo passar mais rápido.

Universidades que oferecem cursos gratuitos

A ideia de disponibilizar cursos online e gratuitos surgiu por conta da necessidade de manter a mente da população ocupada enquanto existe tanta notícia ruim nos jornais, dessa forma as pessoas conseguem assistir aulas e se distrair do principal problema.
 
Pensando em uma forma de levar os cursos online e gratuitos até você, fizemos uma lista de 15 universidades que disponibilizam esses cursos. São elas:

USP

Uma das mais renomadas universidades do país, a Universidade de São Paulo, conta com uma plataforma de cursos online muito vasta e que aborda os mais diversos tipos de conteúdos.
 
São videoaulas no canal próprio e no YouTube e cursos com certificado (que podem ter um custo para emissão) disponíveis para todas as áreas do conhecimento. Vale a pena se inscrever e agregar o seu currículo.

Unicamp

A Unicamp conta com a plataforma MOCC GGTE que conta com diversos cursos para que a comunidade acadêmica e toda a população consiga ampliar os seus conhecimentos nas mais diversas áreas.
 
Entre as aulas, é possível destacar os cursos “Educação para Africanidades: Formação para a Cidadania” e “7 lições para a produção de textos”.

PUCRS

Entrando na lista de universidades mais renomadas do país, a PUCRS possui uma das plataformas digitais mais modernas, levando os mais diversos cursos online e gratuitos, que possuem emissão de certificado. 

FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 50 cursos online e gratuitos, nas mais diversas áreas de conhecimento, pois seu principal objetivo é levar o máximo de informação para a população.
 
A melhor parte é que os cursos podem ter de duas a trinta horas de duração, oferecendo maior possibilidade de formação para pessoas que possuem menos tempo. Além disso, eles oferecem um atestado de conclusão ao fim do curso.

Estácio de Sá

A universidade Estácio de Sá está oferecendo alguns cursos online e gratuitos para que os estudantes fiquem mais familiarizados com a plataforma de ensino e, além disso, possam ter mais conhecimento sobre a instituição.

Anhembi Morumbi

A universidade de Anhembi Morumbi possui uma plataforma digital que conta com mais de 16 cursos em diversas áreas de conhecimento e são intitulados como cursos livres. Eles possuem entre 1h de duração e no máximo 3h de duração, abrangendo um grupo maior de estudantes e profissionais. 

Unicsul

A universidade de Cruzeiro do Sul conta com uma plataforma com mais de 50 cursos gratuitos liberados durante esse período de quarentena e estão liberados para toda a população. 
 
São diversas as áreas, que vão de Jogos, Comunicação e Direito, até Administração, Design e Saúde.

Mackenzie

A universidade presbiteriana de Mackenzie está oferecendo 12 trilhas de aprendizagem que são parte de seus cursos de pós-graduação a distância. As aulas são de diversas áreas, como controladoria, direito, gestão de pessoas e negócios, literatura e marketing e podem ser feitas por qualquer pessoa interessada. 

Unesp

A Unesp Aberta é uma iniciativa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita e conta com conteúdos livres e gratuitos, contando com mais de 70 temas para estudo nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. 

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece por meio da plataforma Coursera diversos cursos online preparados e lecionados por professores da instituição.

Universidades federais brasileiras com cursos online e gratuitos

Diversas universidades federais possuem plataforma digital aberta ao público. Veja algumas:

Universidades com cursos superiores a distância

Procurando cursos online? Que tal buscar uma graduação a distância (EaD) e se preparar para ingressar no mercado de trabalho? Cursos de nível superior podem ser uma das melhores oportunidades para começar uma carreira profissional.
 
Veja algumas universidades que possuem cursos a distância e podem ser acessadas com bolsas de estudo:
Esperamos que a lista de universidades tenham sido úteis e que os cursos melhorem – e muito- o seu currículo, para assim a sua vida pós-quarentena ser muito mais tranquila no meio profissional. 
 

Se possível, fique em casa, lave bem as mãos, use máscara e se cuide. A sua saúde vem em primeiro lugar. 

Últimos Artigos