loader image

Em busca de capacitação profissional? Confira estas oportunidades de cursos gratuitos e onlines!

A chegada do Corona Vírus no Brasil deixou as pessoas surpresas e sem muita saída, sem ser acatar ao distanciamento social. Desde o início da pandemia, muitas coisas mudaram, incluindo a nossa rotina e, por conta disso, acabamos perdendo um pouco o rumo da nossa vida.

escola-do-trabalhador-7708460
Imagem: Reprodução/Internet
Pensando em ocupar a mente das pessoas e tirar o foco da quarentena, diversas instituições estão disponibilizando cursos online e totalmente gratuitos, para que as pessoas unam o útil ao agradável e aprendam cada vez mais!

Uma dessas instituições que está disponibilizando cursos online é a Escola do Trabalhador. Se você quiser saber mais sobre eles, quais cursos estão disponíveis e como se inscrever, basta seguir lendo a nossa matéria!

O que é a Escola do Trabalhador?

A Escola do Trabalhador foi criada em 2017, em uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília. O objetivo era unir pesquisa e extensão em um único ramo e, dessa forma, proporcionar maior qualidade de ensino para a população.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 30 cursos online que são divididos em 12 áreas de ensino. A maior vantagem é que não é necessário nenhum pré-requisito de escolaridade, basta se inscrever e começar o curso imediatamente!

Quais são os cursos disponíveis?

Pensando em capacitar cada vez mais profissionais, a Escola do Trabalhador disponibilizou cursos em diversas áreas de ensino, dessa forma a população consegue escolher cursos que agreguem profissionalmente o seu currículo e que não sejam apenas tempo perdido.

As áreas de conhecimento que você pode escolher para realizar os cursos são as seguintes:

  • Informação e Comunicação;
  • Ambiente e Saúde;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer;
  • Recursos Naturais;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Produção alimentícia;
  • Segurança;
  • Produção cultural e design;
  • Produção industrial;
  • Gestão e negócios
  • Infraestrutura;
  • Controle e processos industriais.

Todos esses cursos oferecem certificados ao final do processo, desde que, ao realizar uma prova, o aluno consiga a pontuação mínima de 5 pontos. Se essa nota for atingida, o certificado é disponibilizado pela plataforma. 

Recomendamos que você possua um caderno para realizar anotações enquanto assiste as aulas, dessa forma o seu aprendizado será potencializado e você conseguirá estudar os conteúdos depois. 

Lembrando que, a maior vantagem de realizar cursos online é que, além de você poder usar os certificados para enriquecer o seu currículo, você ainda pode estudar quando e onde quiser, sem o compromisso de ter que comparecer às aulas. 

Como eu faço para me inscrever?

Em primeiro lugar, você deve acessar o site da Escola do Trabalhador e analisar quais são os cursos disponíveis. É importante que você escolha um curso que tenha maior aproveitamento profissional depois, e não faça apenas por fazer.

Dentre os cursos disponíveis, você poderá escolher o que mais te chama atenção e bastará realizar um cadastro na plataforma para iniciar o curso. Você precisará apenas adicionar o seu nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail.


Infelizmente, a Escola do Trabalhador está passando por algumas mudanças em sua gestão e, por isso, os cursos estão suspensos nesse mês. Dentro de algumas semanas, o sistema voltará ao normal e os cursos voltarão a ser ministrados. 

Últimos Artigos