loader image

Melhores dicas para cabelo CRESPO e CACHEADO!

Quem tem cabelo crespo ou cacheado sabe que a pior parte não é a finalização com um bom creme, mas sim a representatividade quando vemos notícias, novelas e propagandas publicitárias.

beautiful-3116587_1920-8536386
Imagem: Pixabay


Cada vez mais as mulheres estão conseguindo deixar de lado a chapinha e se libertar desse instrumento de tortura, assumindo os cachos que estão na moda desde 2018, mostrando que a mulher pode sim assumir a sua naturalidade.

Apesar dessa libertação, muitas dessas mulheres não sabem como cuidar direito do cabelo e acabam desistindo no meio da transição capilar por não conseguirem visualizar o resultado desejado.

Pensando nessas mulheres, nós separamos algumas dicas para cabelos crespos e cacheados, que vão te ajudar a deixar o cabelo bonito, sedoso e com o volume na medida certa!

O que é a transição capilar?

Antes de entrar na fase de transição capilar, você deve ter consciência de que é um processo demorado e que nem sempre ficaremos felizes ao nos olharmos no espelho, mas é importante ter convicção de que a fase vai passar e que não seremos mais escravas de alisamentos que maltratam tanto o nosso cabelo.

A transição capilar nada mais é do que deixar os tratamentos químicos de lado e assumir os fios naturais, mostrando toda a beleza que existe em você. Diversas mulheres acabam optando pelo “big chop” no meio da transição, que consiste no corte do cabelo alisado quando o cacho já está crescido.

Iniciando o tratamento dos cabelos

Quando você entra no mundo dos crespos e cacheados, você tem que ter em mente uma única palavra: HI DRA TA ÇÃO! É a coisa mais importante para esse tipo de cabelo, pois ele é muito ressecado, principalmente quando já passou por alguma química.

O cabelo crespo/cacheado é mais ressecado por sua própria natureza, pois ele enrola desde o folículo capilar, fazendo com que a oleosidade do fio não seja bem distribuída.

Antes de decidir qual é o melhor hidratante para o seu tipo de cabelo, você deve saber qual é o seu fio. Temos uma escala que vai desde o 2A até o 4C e existem hidratantes e máscaras capilares específicas para penetrar em cada tipo de fio.

Cronograma capilar é importante

Apesar de termos falado tanto sobre hidratação, não é só disse que se vive um cabelo, por isso devemos seguir um cronograma capilar com as fases de hidratação, nutrição e reconstrução.

Existe um teste bem fácil para saber qual das três o seu cabelo está precisando mais. Pegue um copo com água, um fio do seu cabelo e coloque dentro da água.

– Se o fio boiar, você precisa de hidratação;

– Se o fio ficar no meio, você precisa de nutrição;

– Se o fio afundar, você precisa de reconstrução.

Melhores dicas para manter o cabelo perfeito

Depois de passar as informações sobre quais as melhores formas de iniciar no mundo dos crespos e cacheados, iremos te passar algumas dicas para seguir nessa jornada tão difícil. Confira:

Hidratação sempre

Como já dissemos anteriormente, é necessário fazer uma hidratação no cabelo de 15 em 15 dias, conforme a necessidade do seu fio. Apesar disso, é de extrema importância manter o cronograma capilar em dia para que não falte nada para o seu fio ficar saudável.

Você deve sempre ter máscaras de tratamento em casa e óleos para umectação. O mais utilizado é o óleo de coco, pois ele consegue penetrar profundamente no fio sem agredir a sua estrutura.

Controle do Frizz

O frizz é o grande vilão dos cabelos crespos e cacheados e ele pode aparecer quando você menos espera. Isso acontece por estar usando um creme errado, não conseguir fazer a finalização correta ou por ainda estar em fase de transição.

Para evitar o frizz pela manhã, você pode optar por fronhas de cetim ou seda, que dão menos fricção nos cabelos enquanto você está dormindo. Além disso, nem pense em fazer algo para relaxar os fios, pois o efeito tende a ser muito pior.

Secar apenas ao natural ou com difusor

Tenho absoluta certeza de que você não quer estragar os seus cachos secando o seu cabelo com vento direcionado, tudo que você irá conseguir é sair de casa parecendo um leão que acabou de acordar.

Sempre dê preferência a secagem natural, pois sem o calor do secador os fios mantém completamente a sua integridade. Caso haja a necessidade, use o difusor, pois ele consegue manter os cachos bonitos e secar sem deixar frizz.

Use técnicas especiais

Se você está entrando nesse mundo agora, já deve ter ouvido falar na famosa fitagem. Essa é a técnica mais conhecida entre as cacheadas e crespas, pois consegue deixar o cabelo finalizado com perfeição.

A técnica consiste em pegar uma quantidade de creme, espalhar em uma mecha dos cabelos, pegar um mecha menor, enrolar o cacho e soltá-lo lentamente, para não perder o formato criado.


Dica de ouro: Cabelos cacheados geralmente são mais oleosos, portanto procure usar cremes mais leves e que não deixem o seu cabelo com o aspecto pesado. Já cabelos crespos tem a necessidade de usar cremes mais oleosos para manter o frio hidratado por mais tempo.

Últimos Artigos