loader image

Detran libera aplicativo CNH digital 2019 – GRÁTIS

No Brasil, o documento que atesta oficialmente a capacidade a aptidão de uma pessoa para conduzir veículos automotores terrestres é a Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH ou popularmente chamada de carteira de motorista.

Sendo assim, para conduzir veículos deste tipo (veículos como carro, moto, caminhão etc) é necessário ter o porte da CNH. Para obter a CNH, é necessário preencher os requisitos:

  • Ser penalmente imputável
  • Saber ler e escrever
  • Possuir carteira de identidade
  • Possuir CPF
A CNH possui diversas categorias. A categoria vai depender do tipo do veículo que o condutor está apto a conduzir. Para obter sua CNH, será necessário realizar exames de aptidão específicos para a categoria desejada. 

Como sabemos, é exigido do condutor o porte de sua CNH no momento que ele estiver dirigindo e, para facilitar a vida do cidadão, hoje existe a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital), com o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

Assim, a CNH Digital pode ser emitida diretamente pelo celular, sem a necessidade de comparecer a um posto do DETRAN ou utilizar um Certificado Digital.

A intenção da CNH Digital é a facilitação do acesso e maior durabilidade, proporcionando mobilidade, praticidade, comodidade, durabilidade e segurança.
cnh2bdig-1764984
O Distrito Federal e 21 estados brasileiros já estão habilitados para a emissão da CNH Digital.

Para utilizar o aplicativo, verifique se na versão impressa de sua CNH consta o QR Code no verso (para isso, ela precisa ter sido emitida a partir de maio de 2017). 

Vantagens 

  • Fácil compartilhamento das informações (exportação para PDF com assinatura digital no padrão da ICP-Brasil  com validade legal conforme MP 2.200-2/2007). 
  • Isto evita o uso do papel para impressão e do scanner ou câmera para digitalizar cópias. 
  • Também dispensa o reconhecimento cartorial da cópia digital;
  • A autenticidade, confiabilidade e integridade são validados facilmente através do aplicativo Vio.
  • Compatível com Android e IOS.

Como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular

  1. Baixe o aplicativo CNH Digital Android | IOS 
  2. Na página inicial, digite seu CPF e toque em “Avançar”. Preencha o formulário com seus dados, crie uma senha e selecione “Cadastrar”;
  3. Aceite os Termos de Responsabilidade. Um link para a ativação da conta será enviado para o e-mail cadastrado. Acesse o endereço eletrônico para finalizar o cadastro;

  4. Após validar o cadastro no e-mail, volte ao aplicativo CNH Digital e digite seu CPF novamente. Informe a senha. Por fim, clique em “entrar”;

  5. Após entrar, toque no ícone “+” e escolha a opção “CNH Digital”. Selecione a opção “Validação pelo celular” para prosseguir sem precisar do certificado digital; 

  6. Selecione “Conceder acesso” para autorizar o acesso do app à câmera. Escaneie o QR Code impresso na face interior da sua CNH. Clique em”Avançar” para realizar a biometria facial. De “OK” e siga os passos indicados na tela. O app solicitará que você feche o olho esquerdo, depois o direito e, por fim, dê um sorriso;

  7. Informe o número de seu telefone e vá em “Concluir”. Crie uma senha com quatro dígitos que será solicitada nos próximos acessos ao documento. Digite o código duas vezes e selecione “Cadastrar chave”. Pronto, para visualizar sua carteira de habilitação digital, selecione o item que acabou de cadastrar na tela inicial do app.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos!

Últimos Artigos