loader image

UNESP oferece conteúdo de Reações Químicas online e gratuito

A UNESP – Universidade Estadual Paulista através da Unesp Aberta oferece vários cursos gratuitos.

 
rea25c325a725c325b5es2bquimicas-2320760
A Unesp Aberta é um portal online e gratuito que oferece às pessoas a oportunidade de se aperfeiçoarem em diversas áreas.
 
A Reitoria Unesp junto com o NEaD (Núcleo de Ensino a Distância) disponibilizam esse portal gratuitamente, com os variados recursos digitais que foram desenvolvidos para os cursos da universidade.
 
Para que as pessoas possam aprender ainda mais, a Unesp Aberta disponibilizou o curso de Reações Químicas.
Sobre o conteúdo
“A disciplina aborda o tema Reações Químicas a partir de uma reflexão sobre os princípios utilizados para diferenciar os tipos de fenômenos de transformações que ocorrem em toda parte e todo momento. As reações químicas são caracterizadas pelas transformações de reagentes em produtos, sendo que reagentes e produtos têm propriedades químicas diferentes, podendo ser acompanhadas também de processos tipicamente físicos (liquefação, vaporização e condensação dos produtos). O desenvolvimento da disciplina busca fornecer subsídios do ponto de vista qualitativo para representação das reações químicas usando simbologia própria da ciência química e identificação dos tipos de reação. Do ponto de vista quantitativo, através da aplicação das leis de conservação de massa e da identidade das espécies químicas presentes numa determinada reação, a disciplina fornece subsídios para o balanceamento dos diferentes tipos de equações químicas, base da estequiometria química. Finalizando, a disciplina aborda dois aspectos fundamentais relacionados com as reações químicas: 1) por que elas ocorrem e, 2) com que velocidade elas se processam. O primeiro aspecto está relacionado com a variação de energia que acompanha a reação numa dada condição experimental, objeto de estudo da Termodinâmica Química. O segundo aspecto está relacionado com a velocidade que a reação química se processa e o caminho envolvido na transformação de reagentes em produtos, tópicos que são objetos de estudo da Cinética Química.”
 
 

Últimos Artigos