loader image

UNESP oferece curso de Ligação Química online e gratuito

A UNESP – Universidade Estadual Paulista através da Unesp Aberta oferece vários cursos gratuitos.

liga25c325a725c325a3o2bquimica-2340057
A Unesp Aberta é um portal online e gratuito que oferece às pessoas a oportunidade de se aperfeiçoarem em diversas áreas.
A Reitoria Unesp junto com o NEaD (Núcleo de Ensino a Distância) disponibilizam esse portal gratuitamente, com os variados recursos digitais que foram desenvolvidos para os cursos da universidade.
Para que as pessoas possam aprender ainda mais, a Unesp Aberta disponibilizou o curso de Ligação Química.
Sobre o curso
“A busca da compreensão do por que a matéria sofre transformações, gerando nova matéria com propriedades diferentes das iniciais, e as explicações para essas transformações, têm ocupado a mente humana desde a Antiguidade. Só muito mais recentemente estas transformações foram interpretadas como sendo decorrentes da quebra e formação de ligações químicas. Atualmente, a ligação química é interpretada como resultante da interação entre os elétrons das camadas de valência dos átomos que formam uma substância. Esses elétrons são atraídos por todos os núcleos dos átomos que compõem a substância, e ao mesmo tempo interagem e se repelem entre si, tendo como resultado final um abaixamento de energia da substância formada em relação aos átomos iniciais isolados. O comportamento dos elétrons ligados aos núcleos de cada um dos átomos isolados que formam uma substância, por sua vez, a rigor é descrito à luz dos conceitos da Química Quântica. Deste modo, a descrição da ligação química requer, em algum grau, a utilização de conceitos associados à descrição probabilística do elétron, envolvendo termos como orbital, densidade eletrônica, sobreposição de orbitais, ordem de ligação, dentre outros. Segundo definição recomendada pela IUPAC, diz-se que há uma ligação química entre dois átomos ou grupos de átomos quando há forças atuando entre eles, de modo que leve à formação de um agregado com estabilidade suficiente que torne conveniente para o químico considerá-lo como uma “espécie molecular” independente. Com base nesta definição são quatro os tipos de interações existentes entre os átomos que formam uma substância química: ligação iônica, ligação covalente, ligação metálica e interações intermoleculares. As três primeiras interações – ligação iônica, covalente e metálica – são fortes, e constituem o que tradicionalmente é incluído nos livros didáticos como ligações químicas. O quarto tipo de interação – as interações moleculares – normalmente é muito mais fraca que as três primeiras, e usualmente não são classificadas nos textos didáticos tradicionais como ligações químicas. Embora mais fracas, as interações intermoleculares são muito importantes na compreensão das características físicas de uma substância, como por exemplo, o ponto de fusão, densidade de suas fases, estrutura e estabilidade de proteínas e DNA.”
Tem interesse?

Últimos Artigos